Sítio Igatu é apresentado em PDC na Austrália

Arthur Nanni apresentando a palestra “Permaculture in southern Brazil”.

A história do Sítio Igatu se confunde com a do Núcleo de Estudos em Permacultura da UFSC  (NEPerma). O sítio iniciou suas atividades em 2011 para ser um local de testes e ensaios de tecnologias sociais aplicadas ao planejamento em permacultura e, com o tempo, passou a ser informalmente o laboratório de experiências que provém conteúdo à disciplina “Introdução à permacultura”, ofertada desde 2012 pelo NEPerma dentro curso de Geografia da UFSC. Em 2013, as ações de pesquisa e extensão do NEPerma passaram também a considerar a área do Sítio Igatu como espaço demostrativo, oferecendo aos participantes de cursos, um espaço para praticar e reforçar os conhecimentos compartilhados em sala de aula.

Essa história foi contada através da palestra “Permaculture in southern Brazil”, que foi apresentada no Curso de Planejamento em Permacultura (PDC), oferecido no mês de novembro de 2017 pelo Centro de Aprendizado em Permacultura Food Forest, sediado na cidade Gawler no estado da Austrália do Sul. O centro é uma referência em permacultura na Austrália, que acumula mais de 30 anos de experiência da família Brookman.

Na palestra, Arthur Nanni apresentou como é pensado o planejamento em permacultura no Sítio, revelando as estratégias de desenvolvimento de baixo impacto em climas úmidos subtropicais, como os que são registrados na grande Florianópolis.

Instrutores do PDC na fazenda Food Forest na Austrália. A oportunidade para conhecer um dos mentores do conceito de permacultura.

O PDC oferecido pelos Brookman segue o currículo internacionalmente reconhecido, que certifica os participantes como permacultores, tal como faz o NEPerma em sua disciplina. O curso contou com a participação de mais de 10 instrutores em permacultura, que contribuíram de forma plural para enriquecer esta formação. Um dos destaques do curso, foi a participação de David Holmgren, co-criador do conceito de permacultura, reconhecido mundialmente por seus livros, que são frutos de muita bagagem teórica e prática.

Texto original do site do NEPerma/UFSC com modificações de Arthur Nanni

Anúncios